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ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL EM DESENVOLVIMENTO HUMANO NA VISÃO SISTEMICO-FENOMENOLÓGICA – CONSTELAÇÕES FAMILIARES

O curso de ESPECIALIZAÇÃO em DESENVOLVIMENTO HUMANO NA VISÃO SISTÊMICO-FENOMENOLÓGICA – Constelações Familiares, pós-graduação Lato sensu, possui como principal pilar a abordagem sistêmica fenomenológica proposta por Bert Hellinger, atualmente denominada Sistema das Constelações Familiares.

Com o objetivo de aprofundar o entendimento da fenomenologia de Hellinger, trabalharemos conceitos atuais advindos da Biologia, Neurofisiologia, Física Quântica, Teoria do Caos e Transdisciplinaridade.

APRESENTAÇÃO

Mudanças e descobertas significativas vêm ocorrendo no cenário mundial. Estamos sendo instigados a olhar de forma sistêmica para o mundo e a mudar nossa visão e forma de lidar com a realidade. Há alguns anos vimos desenvolvendo a perspectiva multidisciplinar. Atualmente falamos em transdisciplinaridade.

 

Os paradigmas tradicionais valorizam o conhecimento científico como forma válida de saber. Orienta-se por uma racionalidade da realidade que despreza o que há de caótico, desorganizado e imprevisível. Ampliar a visão para a vivência de novos recursos, paradigmas e instrumentos que possibilitam a compreensão sistêmica e unificada da pessoa, que integra as dimensões sociais, cognitivas, emocionais, biológicas e espirituais, é a proposta deste curso.

 

Para Edgar Morin, a noção de complexidade aplicada ao ser humano implica superar a clássica dicotomia cultura-natureza, a partir da compreensão de que o ser humano apresenta a específica contingência de ser, por natureza, cultural. Ele propõe uma verdadeira revolução no pensamento e na educação do futuro, necessária à compreensão dessa unitas multiplex e de seus vários circuitos constitutivos: o circuito cérebro-mente-cultura; o circuito razão-afeto-pulsão e o circuito indivíduo-sociedade-espécie. Daí a necessidade de se avançar na transição de uma lógica disjuntiva e das práticas disciplinares, características da ciência tradicional, para uma lógica aditiva, inclusiva e práticas inter e transdisciplinar. .

 

Entretanto, em todo processo de mudança existe uma grande lacuna entre o pensar, o sentir e o agir. Apesar de criarmos excelentes propostas de atuação de trabalho, na prática e na atuação profissional, sentimos o quanto é difícil mudar atitudes e comportamentos apenas através da intelectualização dos conceitos. Faz-se necessário que as pessoas que desejam fazer mudanças experimentem uma nova forma de ação através do que denominamos educação sistêmica fenomenológica, onde também são desenvolvidas as dimensões perceptiva e emocional. A atual função do profissional no novo paradigma é de ser um co-construtor do processo de conscientização no ambiente onde vive e atua, sentindo-se parte do sistema, pertencente e exemplo de transformação no seu ambiente ao mesmo tempo em que aprende e cresce com sistemas interconectados.

 

Para tanto, o curso proposto privilegiará tantos os aspectos teóricos como os vivenciais do conhecimento, ancorando-se, assim, nos quatro pilares propostos pela UNESCO para a Educação no Século XXI: aprender a conviver, aprender a ser, aprender a conhecer e aprender a fazer. Respaldado nos pressupostos filosóficos da Abordagem Sistêmica Fenomenológica de Bert Hellinger, nos pressupostos teóricos Biologia, Neurociência, Física Quântica e Transdisciplinaridade, o curso de ESPECIALIZAÇÃO em DESENVOLVIMENTO HUMANO NA ABORDAGEM SISTÊMICO-FENOMENOLÓGICA – Constelações Familiares, pós-graduação Lato Sensu pretende trazer ao seu público-alvo uma inovadora e desafiante visão de mundo, o que certamente implicará em mudanças de comportamento e percepção.

 

Além disso, oferecerá capacitação para que estas pessoas possam ministrar aulas nas disciplinas que tenham o tema em suas propostas curriculares, em cursos de graduação, pós-graduação “lato sensu” e extensão.

DURAÇÃO DO CURSO

12 (dose) meses. De acordo com as orientações da coordenação do curso, previamente informadas aos alunos no momento da sua inscrição no curso.

PÚBLICO ALVO

  • profissionais da área jurídica, em especial os juízes e mediadores
  • profissionais da área administrativa que se preocupam com a qualidade das relações interpessoais no ambiente de trabalho e no desenvolvimento de projetos de qualidade de vida, educação para a paz e ecologia
  • professores, pedagogos e psicólogos;
    médicos e
  • profissionais da área de saúde em geral;
    filósofos, orientadores religiosos, antropólogos, sociólogos;
  • pessoas interessadas no autodesenvolvimento.

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

Cópias autenticadas ou acompanhadas dos originais: – CPF; – Carteira de Identidade; – Certidão de Nascimento ou Casamento; – Comprovante de Endereço; – Diploma da Graduação; – Histórico da Graduação; – 2 fotos 3×4.

FACULDADE JK

A Pós-Graduação é realizada e certificado pela rede de ensino JK junto ao Ministério da Educação e Cultura – MEC.

 

A Rede JK possui 44 anos de tradição em educação, aprendendo e crescendo com Brasília. As instituições de ensino que carregam a marca JK se apresentaram à cidade de Brasília, em 1977. Seus primeiros projetos, foram destinados para servir aos alunos do antigo Ensino Supletivo, preparando-os também para o acesso ao Ensino Superior por meio da oferta de cursos Pré-Vestibulares e, imbuída nesse processo, a marca sempre buscou factibilidade e força nas metas para alcançar novas conquistas. Essas metas exigiram muita coragem e ousadia, pois implicaram em sonhar grande e demandaram um esforço proporcional ao sonho. Hoje estamos entre os maiores grupos educacionais do DF, com cerca de 2000 mil alunos, distribuídos desde a educação infantil até o ensino superior.

GRADE DE MATÉRIAS E CARGAS HORÁRIAS

I Módulo: CONVIVENDO COM A VISÃO SISTÊMICA

II Módulo: INTEGRANDO A VISÃO SISTÊMICA

III Módulo: CONHECENDO A VISÃO SISTÊMICA FENOMENOLÓGICA

IV Módulo: PRÁTICA DA VISÃO SISTÊMICA FENOMENOLÓGICA

V Módulo – APROFUNDANDO CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (complementar e opcional) 90 h

Módulo aberto dependendo do número de participantes. Mínimo 15 alunos por módulo específico

Apresentação até 30 dias após o término do Módulo

CARGA HORÁRIA

Coordenação Geral: Ternise Castelar Torres

Mestre em Psicologia do Desenvolvimento com foco de pesquisa em visão transdisciplinar e multidimensionalidade humana. Psicóloga Clínica e Comunitária (UnB). Educadora com formação em Matemática. Possui MBA em Marketing (COPPEAD-UFRJ). Formação Sistêmica Fenomenológica de Bert Hellinger com professores do IAG, Monique (Alemanha) e Hellinger Sciencia com Bert e Sophie Hellinger e Membership da IebenSchule Hellinger. Facilitadora de grupos da metodologia das Constelações Familiares desde 2004 e Coordenadora, Idealizadora e Focalizadora de Grupos de Estudos e Treinamento Visão Sistêmica Fenomenológica desde 2010, a primeira turma em parceria com Mimansa Erika Farny. Organizadora do Seminário de Pedagogia Sistêmica “Você é um de nós” em Brasília em 2011, com Marianne Franke, e palestras, grupos de apoio e de Constelações Familiares em comunidades carentes em todo o Distrito Federal. Pós Graduada e supervisora clínica em Core Energetics pelo Institute of Core Energetics, New York. Assistente da Escola de Educação Continuada Dinâmica Energética do Psiquismo – DEP. Palestrante, Consultora e Facilitadora de Workshops em Programas de Educação para a Paz e Cidadania, Educação Ambiental, Qualidade de Vida e Desenvolvimento Humano desde 1994, nos primeiros anos sob Orientação do Dr. Pierre Weil, pela UNIPAZ-DF. Idealizadora e Fundadora do espaço terapêutico adoleser, fundado em 1999, que desde 2006 vem aplicando a Filosofia da Visão Sistêmico-Fenomenológica em seus atendimentos. (ternise@yahoo.com.br – 3226-5210 e 99988-9454)

 

Secretaria Executiva da Coordenação: Maria Célia de Castro

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